O MUSEU HISTÓRICO DULCE PINTO — BREJO DA MADRE DE DEUS — PERNAMBUCO
A CASA DA RUA SÃO JOSÉ N.° 46
O Museu Histórico Dulce Pinto, na cidade do Brejo da Madre de Deus–PE, está localizado no sobrado colonial de dois andares com sua construção datada do final do Século XVIII e início de Século XIX. É ricamente decorado com raríssimos azulejos portugueses em suas fachadas e quatro pinhas coloridas em louça na parte superior da casa.
Teve, ao longo dos anos, diversos donos e usos. Foi uma residência ocupada por padres, abrigou uma família, funcionou como local de festas, serviu como escola municipal e, por fim, permaneceu fechada por muitos anos. Quando o último proprietário adoeceu, Dona Dulce Pinto assumiu a responsabilidade de cuidar da casa. Após o falecimento do proprietário, ela começou a oferecer aulas de artesanato para crianças e jovens da cidade, além de realizar exposições dos trabalhos produzidos. Com o passar dos anos, a casa passou a receber doações de peças, móveis, documentos e materiais dos moradores locais. Eventualmente, também foram incorporados ao acervo achados arqueológicos, incluindo adornos, utensílios domésticos e até um esqueleto completo, o que levou à transformação da casa em um museu. Após o falecimento de Dona Dulce, o museu foi nomeado em sua homenagem.
Atualmente, em 2024, o Museu Dulce Pinto, que abriga um acervo de valor pré-histórico e histórico tombado pela FUNDARPE — Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, é administrado pela Prefeitura de Brejo da Madre de Deus. O museu recebe alunos, visitantes, turistas, pesquisadores e a comunidade em geral.
"O INVENTÁRIO DE ACERVO — PATRIMÔNIO DOCUMENTAL”
O projeto “Inventário de Acervo — Patrimônio Documental” foi aprovado no edital do FUNCULTURA — Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, tendo com proponente a produtora cultural Dora Dimenstein. O financiamento permitiu digitalizar mais de 5 mil documentos, incluindo livros que descrevem todas as doações recebidas pelo museu, documentos de cartórios que já não operam na região e outros materiais avulsos de grande relevância para o entendimento da história da cidade, da região e do estado de Pernambuco. No site do museu, os visitantes podem acessar todo o material digitalizado em formato PDF, organizado por temas, com a possibilidade de pesquisar e até imprimir o conteúdo de interesse, sem nenhum custo.